O Torneio

APRESENTAÇÃO

A natação paulista é considerada uma das melhores do Brasil, sempre revelando grandes talentos para o esporte brasileiro e mundial. Não à toa, a nova geração de São Paulo conquistou títulos recentes como o Campeonato Brasileiro Interfederativo Júnior (Troféu Cidade de Anápolis), em Julho último, e o Troféu Chico Piscina, no início de Outubro. Além disso, vêm de times de São Paulo alguns dos principais destaques das águas atualmente, como o supercampeão César Cielo (que atualmente alterna entre Auburn e Paineiras), os finalistas dos últimos mundiais Pedro Vieira, Felipe França, Pedro Cardona, Fernanda Delgado, Ana Marcela Cunha, Thiago Pereira, Daniel Orzechowski, Nicholas Santos, Etiene Medeiros, João Luiz Gomes Júnior, Marcelo Chierighini e Leonardo de Deus, além de nomes que já brilham na natação nacional, como Larissa Martins Oliveira, Daynara de Paula, Henrique Rodrigues, Beatriz Travalon, Guilherme Guido, Bruno Fratus, Ana Carla Carvalho, Felipe Monni, Matheus Louro Neto, Vitor Guaraldo, Pedro Spajari, Natália de Luccas, Aline Saporito, Yana Cléris, Jéssica Bruin Cavalheiro, Mariana Serrano Souza, Daniele Paoli, Bruna Rocha, Cecília Zuppo Zaccarelli, Suzan Karen Oro, Natália Diniz, Carolina Penteado, dentre outros.

Assim, a expectativa é grande para ver esses e outros nomes em uma competição de alto nível, não apenas para fins de preparativos para os grandes certames nacionais e internacionais, como também para desenvolver a natação e promover o intercâmbio desportivo em todo o estado de São Paulo, colaborando para a difusão e apuro do nível técnico da natação paulista. Nisso, a Federação Aquática Paulista promoverá o CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE NATAÇÃO DE INVERNO – XV TROFÉU ALBERTO MARTIN PEREZ, a última grande competição estadual de 2013 e considerada a segunda mais importante do calendário paulista.

O torneio é composto em quatro etapas (já foram cinco e seis), divididas nas categorias Júnior I (para os nascidos em 1996), Júnior II (para os nascidos em 1994 e 1995) e Sênior (para os nascidos até 1993).

HISTÓRIA

Em 1998, na cidade de Santos, as equipes da capital e do interior de São Paulo, competiram aquele que seria o embrião do torneio, o Troféu Federação Aquática Paulista, vencido pelo Esporte Clube Pinheiros. O sucesso foi tamanho que, no ano seguinte, 1999, nascia oficialmente o então denominado Torneio Aberto do Estado de São Paulo, disputado na capital paulista e vencido, uma vez mais, pelo Pinheiros.

No ano 2000, o torneio ganhou o atual nome (Troféu Alberto Martin Perez) e voltou a Santos. Foi o primeiro título da Unisanta. O troféu passou também por Ribeirão Preto (2002) e Guaratinguetá (2010), sempre alternando entre 50 e 25 metros, dependendo da temporada. 

Nos campeonatos anteriores, só duas equipes gritaram “campeão”: a Unisanta, que tem o maior número de títulos: nove (incluindo sete consecutivos!), e o atual campeão Pinheiros, que soltou o “Curupira” da vitória por seis vezes, sendo a última ano passado. Confira abaixo o rol de campeões:

ANO PASSADO...

O Júnior e Sênior de Verão do ano passado aconteceu entre 19 e 21 de Outubro, também em São Paulo, mas na piscina de 25 metros do SESI Vila Leopoldina, a qual também sediou o Júnior e Sênior de Inverno deste ano, ambos vencidos, como falamos, pelo Pinheiros. Contou com 260 atletas de 45 entidades. Foi uma competição inesquecível, não só pela presença de Lara Teixeira, atleta de nado sincronizado do Paineiras que disputou provas de peito, inclusive subindo ao pódio em uma delas, como também pela grande quantidade de recordes superados, com destaque para Júlia Salem (Pinheiros), Arthur Mendes Filho (Corinthians), Gabriel Ogawa (Pinheiros), Daniel Orzechowski (Pinheiros), Andressa Sango (Pinheiros), Beatriz Travalon (Pinheiros), Carolina Mussi (então no Pinheiros, hoje no Minas), Matheus Louro Neto (Corinthians), Suzan Karen Oro (então no SESI, hoje no Pinheiros), Cecília Zuppo Zaccarelli (Pinheiros), Bruna Rocha (Pinheiros) e Flávia Delaroli (Pinheiros), em seu último Paulista. Foi também o último paulista do locutor Carlos Magno Simões, falecido no início de 2013.

Mais detalhes você terá na página EM 2012...

E ESTE ANO?

O evento será sediado pela sétima vez na capital dos paulistas, e vai acontecer numa piscina de 50 metros. Aliás, será a mesma piscina do Troféu José Finkel, no Parque Aquático do Sport Club Corinthians Paulista, localizado no Parque São Jorge, na Rua São Jorge, 777, Tatuapé, Zona Leste de Sampa. Será uma ótima opção para se divertir no feriado da República, uma vez que acontecerá em quatro etapas, no fim de semana do 15 de Novembro (da data em questão até o domingo, 17). 

Na sexta-feira, teremos apenas a etapa da tarde, iniciada após uma rápida solenidade de abertura, mais ou menos às 16h30. No sábado, a peleja atravessa a manhã (começando às 9h) e a tarde (começando às 16h30). E no domingo, a etapa derradeira, iniciada às 9h. O calendário completo será colocado em breve no site.

Além dos sempre favoritos Pinheiros e Unisanta, teremos o surpreendente anfitrião Corinthians/Abdem, vice-campeão do Troféu José Finkel, que tem tudo para quebrar a hegemonia e levantar sua primeira taça, o SESI e o Paineiras, com grandes atletas e técnicos, além de outros times como o São José e o Thermas do Vale, de São José dos Campos, a animada UNAERP, de Ribeirão Preto, o São Caetano e a força do ABC, e representantes de Praia Grande, Rio Claro, Jundiaí, Campinas, Botucatu, Presidente Prudente, Indaiatuba, Barra Bonita, Mogi Mirim e outras cidades, que sem dúvida mandarão seus melhores atletas para este esperadíssimo campeonato.

Segundo o regulamento da competição, que é encontrado no site da Federação Aquática Paulista, a contagem de pontos será feita após a disputa de cada prova do programa, obedecendo ao seguinte sistema: para as provas individuais, 13, 9, 6, 5, 4, 3, 2, e 1 ponto do 1º ao 8º lugares respectivamente, com a contagem em dobro para as provas de revezamento. As bonificações de pontos serão instituídas para a quebra de recordes individuais e de revezamento, somente para o primeiro tempo da prova, respeitando a seguinte pontuação: 13 pontos para o recorde de campeonato, 18 pontos para o paulista de categoria, 25 pontos para o absoluto, 35 pontos para o brasileiro, 70 para o sul-americano e, havendo um eventual recorde mundial, 150 pontos. Em caso de empate entre as duas equipes primeiras colocadas, vencerá a entidade que houver obtido o maior número de primeiros lugares. Persistindo o empate, será adotado o mesmo critério para as colocações seguintes, até que haja o desempate.

CONCLUINDO...

Para 2013, são esperadas grandes surpresas e novidades, mas uma coisa é certa: esta será a primeira competição com a cobertura total deste FamílAquática, em parceria com a Rede Atrativa FM de Rádio e as webrádios Rede Sports Brasil e Ultra Web Rádio, que não vão perder nenhum lance, trazendo para você as fotos e as entrevistas dos nomes da natação paulista que vão brilhar na piscina corintiana. A nossa cobertura conta com o apoio total do Painel da Webrádio.

Portanto, fãs da natação, que comece a contagem regressiva! Torçam para novembro chegar, porque este será o melhor Paulista de Verão de todos os tempos, com certeza!